Certificado digital e sustentabilidade: tecnologia aliada do meio ambiente

Certificado digital e sustentabilidade: tecnologia aliada do meio ambiente

Mais que produtos ou serviços de qualidade e bom atendimento, os consumidores estão procurando por sustentabilidade. De acordo com uma pesquisa da Union + Webster, 87% dos entrevistados preferem comprar de empresas sustentáveis. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), no Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC), afirmou que há danos irreversíveis ao meio ambiente por séculos. Dessa forma, é urgente que as empresas e cidadãos mudem suas atitudes para que a vida na Terra continue viável. 

Nós vemos a preservação dos recursos naturais como fundamental. Nos sentimos honrados de saber que o certificado digital é um aliado da preservação. Você pode estar achando essa afirmação exagerada. Porém, ao ver os dados, vai se surpreender sobre como preservar alguns recursos é possível ao usar o certificado. 

Por que o certificado digital e a sustentabilidade andam lado a lado

O certificado digital desburocratizou diversos serviços. Assim, eliminou a necessidade de deslocamentos, usos de recursos naturais e espaços físicos. Por isso, esse instrumento tem tudo a ver com sustentabilidade. 

1. Menor necessidade de impressões 

Produzir papel para impressão envolve derrubada de árvores, emissão de gases poluentes, uso de água e muitos outros recursos.

Veja o que acontece quando uma tonelada de papel (1.000 quilos) é produzida:

  • 11 árvores são derrubadas;
  • 1,5 tonelada de CO₂ é emitida na atmosfera;
  • 100 mil litros de água são usados.

Se você achou muito distante da sua realidade, saiba que para uma folha de papel A4 são usados 10 litros de água. 

Com o certificado digital, diversos documentos são validados sem a necessidade de impressão. As Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) são um bom exemplo de como o certificado colabora com a sustentabilidade. 

De 2006 a 2019: 

  • 88 bilhões de folhas de papel foram poupadas com a emissão de NF-e;
  • 8,8 milhões de árvores deixaram de ser derrubadas.

2. Desgaste menor de equipamentos

Sem precisar imprimir tudo na sua empresa, os equipamentos como impressora, terão menor desgaste. A significativa diminuição de impressões, prolonga a vida útil dos equipamentos para essa tarefa. Quanto mais tempo utilizamos algo, mais contribuímos com a preservação do planeta. 

Outros suprimentos, como tinta, também são poupados. Sem contar com a economia de tempo para sua equipe ao agilizar os processos com o certificado digital. 

3. Benefício indireto: economia de espaço, combustíveis e outros

Com o certificado digital, você conseguirá digitalizar os arquivos importantes da sua empresa. Dessa maneira, a demanda por espaço físico será menor, bem como de materiais para armazenar contratos, notas fiscais e outros documentos. Tudo isso diminui o gasto de energia e evita o uso de recursos naturais. 

São poupados ainda os combustíveis na cadeia produtiva de insumos e no deslocamento para autenticação de documentos, assinaturas de contrato e outros. 

O que é uma empresa sustentável

Uma empresa sustentável é aquela que considera a maneira menos impactante de fornecer seus bens e serviços. É necessário que toda empresa, atualmente, mesmo aquelas que não tenham produtos sustentáveis, pensem em como diminuir seu impacto no planeta. 

Como se tornar uma empresa sustentável

Tornar-se mais sustentável envolve diversos passos, alguns muito simples, como você vai perceber. 

Faça o gerenciamento de resíduos

Toda pessoa e empresa gera muito lixo diariamente. Uma forma de diminuir o impacto ambiental do seu negócio no mundo é dar destinação correta a esses resíduos. Procure por cooperativas de reciclagem para encaminhar o lixo gerado em sua empresa, estude a possibilidade de realizar a compostagem com o material orgânico. Dê a destinação correta para aparelhos eletrônicos estragados para que ele não contamine água, terra ou ar. 

Opte por fornecedores sustentáveis

Uma empresa precisa de muitos suprimentos e matéria-prima. Ao selecionar seus fornecedores, procure por aqueles que têm produtos e políticas de sustentabilidade. Dessa maneira, você valoriza quem é sustentável e contribui ainda mais com a preservação do planeta ao usar produtos aliados do meio ambiente. 

Treine seus funcionários para essa nova cultura

A sustentabilidade depende da atitude de cada pessoa que integra sua empresa. Por isso, é preciso que seus colaboradores vejam a importância das políticas sustentáveis. Dessa maneira, eles vão colaborar com a separação do lixo, por exemplo. Ao viver uma cultura aliada da sustentabilidade, eles tendem a levar para o dia a dia a consciência ecológica e multiplicá-la dentro e fora da empresa.  

Digitalize seus arquivos

Como mostramos antes, o papel é um grande vilão na busca pela sustentabilidade. E ele é um recurso muito usado no ambiente corporativo. A boa notícia é que hoje os processos de digitalização são possíveis e só trazem vantagens para a empresa, o planeta e para você. Promova a digitalização de todo seu acervo e comece a trabalhar de forma mais digital de agora em diante. 

A digitalização ainda permite economia financeira, de espaço, combustível e taxas cartoriais. Também deixa a empresa mais organizada, otimiza o tempo de busca por dados e agiliza o atendimento. 

Invista em certificado digital

O certificado digital proporcionou a preservação de diversos tipos de matéria-prima: da água para produzir o papel ao combustível para ir até um cliente. Assim, ele é um aliado e tanto de quem deseja que os procedimentos na empresa causem o mínimo impacto possível no meio ambiente. 

Sua empresa mais sustentável conosco

A sustentabilidade começa na emissão do certificado. Você pode emitir seu certificado digital, sem sair da sua empresa ou casa, e sem precisar usar combustíveis para chegar até nós. Também não precisamos dos documentos impressos. 

Escolha o certificado digital ideal para sua empresa e agende sua videoconferência. 

Oferecemos produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Produtos que são líderes no mercado mundial.

© 2021 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.