Emissão de certificado digital on-line: tudo que você precisa saber

Emissão de certificado digital on-line: tudo que você precisa saber

O certificado digital é cada vez mais necessário. Muitas obrigatoriedades só podem ser cumpridas com ele. Além da exigência, o instrumento facilita muito o dia a dia de empresários, profissionais liberais e do cidadão, promove economia de tempo e dinheiro. 

Também contribui para um mundo mais sustentável. 

Mesmo com tantas vantagens, há quem só providencie o certificado digital apenas quando precisa. E há uma forma de ter o seu de forma rápida, prática e segura. A emissão on-line, validada por videoconferência, é autorizada desde fevereiro de 2021. A Instrução Normativa nº 5 (IN) transformou o que era provisório em permanente. 

Os primeiros certificados digitais foram emitidos virtualmente no começo da pandemia. Com a IN nº 5, a emissão veio para ficar. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de emissão de certificado digital on-line, este artigo vai esclarecer. 

Como fazer certificado digital on-line? 

Você preenche um formulário, realiza o pagamento e aguarda um Agente de Registro (AGR) entrar em contato. Ele irá orientá-lo sobre a validação por videoconferência. É uma sessão por vídeo rápida, gravada, em que são cumpridos alguns procedimentos para que seu certificado tenha validade. 

Tenha muito cuidado com as senhas geradas durante o agendamento da videoconferência, você vai precisar delas e as Autoridades de Registro não têm acesso a elas. Se você tiver realizado a validação, corre o risco de ter que repeti-la. 

Como coletar a biometria para certificação digital on-line? 

A biometria é necessária em todos os tipos de certificado: A1, A3 e em nuvem. Com a emissão à distância, é possível que a sua esteja cadastrada nos bancos de dados governamentais. Para isso, é preciso que você tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Com os dados em mãos, o AGR consegue verificar se sua biometria está cadastrada e seguir com a emissão da certificação. Caso não esteja, a segunda opção é ter o cadastro de biometria no PSBIO (Prestador de Serviço Biométrico), onde ficam armazenadas todas as biometrias de certificados digitais coletadas.

Caso sua biometria não esteja no sistema, será necessário que você procure a unidade física da Autoridade de Registro (AR). 

Titular na videoconferência

A emissão do certificado digital on-line só pode ser realizada pelo titular. Dessa forma, não é possível que um funcionário realize os procedimentos no seu lugar. Essa observação é importante, principalmente, para quem vai emitir o e-CNPJ.

Quero um certificado digital com token ou cartão: é possível emitir o certificado on-line, nesses casos? 

O certificado A3 demanda mídias criptográficas: cartão ou token. Há quem prefira acesso ao instrumento assim, pois permite mobilidade, já que você pode levar a mídia para onde for.

Ele é considerado mais seguro por muitos, já que sem a mídia ninguém consegue usar o certificado digital. Também é bloqueado quando alguém erra a senha mais de três vezes. Assim, é mais complexo que terceiros usem o certificado digital A3 sem permissão do titular. 

Já o A1 pode ser instalado em diversas máquinas e a senha só é exigida na instalação do arquivo. 

No entanto, para emitir o certificado digital on-line não é possível realizar os procedimentos sem que você já possua as mídias criptográficas. Se mesmo assim sua opção for um A3, você pode adquirir seu cartão ou token pela internet, no site da Keep Mídias.

Renovação de certificado digital on-line 

Também é possível renovar o certificado digital da sua empresa ou casa. Neste caso, não importa mais se você usa mídia criptográfica. Também é garantido que sua biometria já esteja cadastrada no sistema. 

A renovação só pode ser realizada pelo titular do certificado digital, assim como a emissão. Além disso, é preciso que o certificado digital seja do tipo A3 e esteja dentro do prazo de validade. Por isso, fique atento para não precisar emitir um novo em vez de apenas renová-lo. 

Emissão de certificado digital 

Nós emitimos certificados digitais on-line com toda seriedade que o processo exige. Você pode solicitar o seu certificado agora mesmo e estar com ele em mãos o quanto antes. 

Se tiver dúvidas de qual é o melhor para você, entenda melhor as características do A1, A3 e em nuvem em outros artigos do nosso blog. 

Também estamos à disposição para ajudá-lo a fazer a escolha mais estratégica para sua demanda.

Oferecemos produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Produtos que são líderes no mercado mundial.

© 2021 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.