Senha do certificado digital: perdi, e agora?

Senha do certificado digital: perdi, e agora?

Nós sabemos, você lida com uma infinidade de informações. Precisa lembrar da senha do banco, e-mail, softwares. E, eventualmente, pode esquecer algumas delas, inclusive a do seu certificado digital. 

A maneira de resolver o esquecimento da senha ou PIN é diferente para cada tipo de certificado. Precisamos adiantar algo importante: nenhuma Autoridade Certificadora tem acesso à senha criada por você. Então, entrar em contato com a AR não vai te ajudar a resolver seu problema. 

Mas há alguns caminhos, como vamos mostrar ao longo do artigo. Para ver a resposta que você deseja mais rápido, se guie pelos subtítulos, leia o que está de acordo com o certificado digital que você possui. 

Senha do certificado A1 

Para emitir e usar o certificado A1, há algumas formas de gerar a senha, elas variam de acordo com a maneira que o instrumento é gerado. Para todas, não há quantidade mínima de dígitos. O processo de emissão envolve uma senha, e a utilização outra.

  • Para emissão do certificado digital A1 on-line, a senha de emissão é gerada pelo cliente. Ele deve guardar esse código porque a autoridade certificadora não tem acesso a ela. No procedimento de emissão, ele gera outra senha para utilizar o certificado. 
  • Presencialmente, a senha de emissão é gerada aleatoriamente pelo sistema e entregue em mãos para o cliente, por meio de um documento reservado.

Com a senha de utilização, o certificado A1 pode ser utilizado em máquinas diferentes, simultaneamente. Por isso, é necessário que você se lembre da senha, caso passe o arquivo para o contador ou um colaborador seu. 

Para o certificado digital A1, o erro da senha não gera bloqueio do certificado digital.

Como recuperar senha do certificado digital A1 

A senha de emissão do certificado A1 não pode ser recuperada se o método de emissão for por videoconferência. 

Já nos certificados digitais A1 emitidos presencialmente, é possível recuperar na AC, desde que apresentado o documento de identificação, para comprovar a titularidade do certificado.

Mas atenção: nunca por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp.

Recuperação de senha de uso certificado A1 

Há duas maneiras de recuperar a senha do A1. 

1ª: Com o certificado instalado no computador

1. Pesquise por opções da internet no menu iniciar.
2. Uma caixa com propriedades da internet aparecerá, clique em conteúdo.
3. Clique em certificados, selecione o certificado que você deseja alterar a senha.
4. Clique em exportar e depois em avançar.
5. Se a opção de exportar a chave privada não aparecer, não é possível alterar a senha.
6. Clique em avançar, avançar novamente, até chegar na tela de alteração de senha.
7. Digite a nova senha e clique em avançar.
8. Selecione a pasta em que seu certificado será salvo, renomeie o arquivo
9. Clique no certificado.
10. Abra o arquivo e clique em avançar até que seja possível digitar a nova senha.
11. Insira a nova senha.
12. Antes de salvar, marque a chave como exportável.
13. Clique em avançar até que apareça a opção de concluir.
14. Pronto, você criou uma nova senha para o certificado A1.
15. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.

2ª: Pelo link para emissão no e-mail

1. Acesso o link que foi enviado por você para emitir o certificado no e-mail
2. Clique em download do assistente de emissão de certificado. Se houver algum problema nesta etapa e você for nosso cliente, entre em contato com a gente.
3. Digite usuário e senha.
4. Clique em emitir certificado.
5. Conclua.
6. Instale o certificado no computador.
7. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.

Você também pode seguir o tutorial via vídeo para recuperar sua senha.

Senha certificado A3 

O certificado A3 demanda mídias criptográficas para ser usado: cartão ou token. Também é necessário digitar o PIN (pelo menos quatro dígitos) todas as vezes que esse certificado for usado. É uma segurança bem-vinda, já que aqueles que possuem acesso às mídias podem utilizá-lo. 

Ao contrário do certificado digital A1, as tentativas sucessivas de acertar a senha podem bloquear o certificado. Para desbloqueá-lo, é possível usar o código PUK para destravá-lo e recuperar a senha do certificado A3. Se você perdê-la, precisará recuperá-la presencialmente na AC. Não é permitido passar essa senha por e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio não presencial. 

Como recuperar senha do certificado A3 

Como adiantamos, a forma mais simples de recuperar o PIN do A3 é ao usar o PUK. Se você errar o PUK três vezes seguidas, seu certificado digital é bloqueado definitivamente. Diante dessa situação, a única alternativa é solicitar um novo certificado para a Autoridade Certificadora. 

Cuidados com senhas de certificado digital 

O certificado digital é uma ferramenta que aumenta a segurança de negociações, documentos e procedimentos em órgãos importantes. Por isso, em alguns serviços obrigatórios ele já é obrigatório. 

No entanto, essa segurança também depende da força da sua senha e de quem tem acesso a ela. Por isso, é indicado que você anote suas senhas, mas em local seguro. De preferência, em um caderno que não sai do escritório, por exemplo. Há algumas gavetas com chave, use-as. 

É melhor do que anotar no celular e em sistemas como Trello, Asana, Google Drive, e-mail. Se houver alguma invasão, sua segurança está ameaçada. 

Para senhas fortes, mescle números, com caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas. Fuja de datas de aniversário, casamento e similares. 

Emita seu certificado digital 

O certificado digital é cada vez mais necessário para empresas e pessoas físicas. Nós emitimos certificados dos mais variados tipos, de acordo com sua necessidade. Você pode emiti-lo ou renová-lo on-line de qualquer lugar do Brasil ou mundo, com toda segurança. 

Solicite o seu hoje! 

Oferecemos produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Produtos que são líderes no mercado mundial.

© 2021 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.