Transformação digital: o que é, quais os impactos e como implementá-la

Transformação digital: o que é, quais os impactos e como implementá-la

A transformação digital é uma pauta constante no mundo dos negócios. Afinal, que empresa não quer se atualizar, melhorar o seu desempenho e alcançar melhores resultados?

No entanto, engana-se quem acredita que o conceito se trata apenas de uma questão de conhecimento tecnológico. Muito mais que isso, a transformação digital faz parte de uma mudança cultural que causa impactos desde o comportamento das pessoas até as organizações de todos os portes e segmentos. 

Nos negócios, a sua implementação se faz necessária para otimizar processos, garantir bons resultados e acompanhar as exigências também ocasionadas por esse grande boom digital. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a transformação digital, quais são os seus impactos nas empresas e como implementá-la. Fique conosco até o final para saber mais sobre o tema!

O que é transformação digital?

No mundo dos negócios, as tecnologias ganham cada vez mais protagonismo, provocando mudanças em todos os processos e atividades. É disso que se trata a transformação digital.

Na prática, ela acontece quando as empresas usam a tecnologia para solucionar problemas, conduzir a um melhor desempenho e garantir resultados positivos. Dessa forma, os recursos tecnológicos passam a desempenhar um papel estratégico na organização, e não são vistos apenas como investimentos e melhorias no setor de Tecnologia da Informação (TI). 

Pode ser que você esteja pensando: “já tenho um site, uma página no Facebook e armazeno meus dados na nuvem. Isso significa que minha empresa já passou pelo processo de transformação digital?”

Não exatamente. O processo é um pouco mais complexo e a mudança é mais radical. Requer planejamento, investimento de tempo e financeiro. Mas não pense que é exclusivo das grandes organizações. Muito pelo contrário. Empreendimentos menores também podem e devem se preocupar com a transformação digital. 

Transformação digital durante a pandemia

A transformação digital já era uma tendência entre as empresas do país, no entanto, foi na pandemia que o processo foi ainda mais acelerado. 

De acordo com um estudo recente da International Business Machines Corporation (IBM), feito com executivos C-Level, 6 em cada 10 organizações aceleraram as transformações digitais em decorrência da pandemia. 

Já a pesquisa CEO Outlook 2020, feita pela consultoria KPMG, mostrou que 67% dos CEOs entrevistados acreditam que a digitalização das operações teve avanço nesse período, o que colocou os negócios meses e até anos à frente do que esperavam. 

A adoção do home office fomentou o uso de transmissões ao vivo e reuniões por videochamada, e a migração de várias marcas para o e-commerce são exemplos de elementos da transformação digital que aconteceram na pandemia. 

Impactos da transformação digital nas empresas

O impacto da transformação digital nas empresas pode ser visto em vários aspectos. O conceito alterou desde o modo como elas interagem com o seu público até a maneira com que elas realizam o gerenciamento e armazenamento de dados, como mostraremos abaixo:

Relação com os clientes

As tecnologias digitais mudaram a forma com que as organizações se relacionam com o seu público. Anteriormente, a relação entre cliente e empresa se resumia apenas no fornecimento de produtos e na troca rápida de informações.

Hoje, no entanto, o que vemos é uma interação maior da marca com o cliente e do cliente com a marca. Muito disso se deve ao surgimento das redes sociais, que permite o contato direto com as pessoas. 

Graças à transformação digital, as empresas entendem melhor o seu público. Suas preferências, gostos, e buscam, a todo momento, melhorar suas experiências de compra e de acesso aos sites, perfis e e-commerces. 

Processo operacional

A transformação digital também alterou os processos operacionais das instituições. Tudo é feito com mais dinamismo, agilidade e eficiência, o que resulta em um aumento de produtividade em vários setores.

O acesso às informações, a comunicação entre os colegas de equipe e o acompanhamento de desempenho são exemplos de processos otimizados por esse boom digital. 

Cultura da empresa

Os impactos também são vistos na cultura da empresa. 

Com a transformação digital, os colaboradores, gerentes e supervisores passam a enxergar a tecnologia com outros olhos. Agora ela é o centro do negócio. Portanto, é necessário vê-la com uma grande facilitadora e auxiliadora para alcançar resultados positivos.  

Para isso, é necessário passar por um processo de mudança de mentalidade que é feito com a preparação interna de toda a equipe. 

Gerenciamento de dados

Antes desse processo de digitalização, as empresas armazenavam seus dados em pastas físicas ou caixas guardadas em grandes armários. Hoje, porém, elas precisam ter uma estrutura adequada para guardar essa grande quantidade de informações, agora, digitais.

O armazenamento em nuvem é uma opção muito usada pelas organizações. Além de praticidade, o sistema oferece mais segurança aos dados. 

Melhoria contínua

Acesso ágil às informações e processos automatizados só podem levar a um resultado: melhoria contínua dos processos.

Motivados pela transformação digital, as marcas conseguem medir seu desempenho, descobrir o que precisa ser ajustado, analisar os dados do negócio e, assim, buscar a melhoria constante em suas operações. 

Principais tecnologias associadas à transformação digital

Ter conhecimento sobre as últimas tendências em transformação digital permite que as empresas adotem e se adaptem às novas tecnologias que surgem no mercado. Confira algumas inovações associadas a esse fenômeno de digitalização.   

Computação em nuvem

A maneira de armazenar dados corporativos nunca mais foi a mesma depois da transformação digital.

Na gestão das organizações, a computação em nuvem proporciona segurança, eficiência e praticidade no armazenamento de documentos confidenciais. 

Certificação digital

Se antes para assinar um documento, autenticá-lo e enviá-lo para a outra parte interessada era preciso se deslocar até o cartório e ao correio, hoje já não é mais necessário.

Graças ao certificado digital, uma pessoa física ou jurídica consegue assinar seus documentos digitalmente, com a mesma validade jurídica de uma assinatura manuscrita. O documento eletrônico ainda mantém segura as informações contidas nele e garante proteção às transações via internet. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é outra tecnologia usada para dar praticidade e garantir bons resultados às empresas.

A IA nas organizações é usada para aumentar a produtividade e economizar tempo. Além disso, ela pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear os processos. 

Como implementar a transformação digital na sua empresa

Como dissemos anteriormente, a transformação digital é um processo complexo que requer planejamento e investimento financeiro. Mas, no fim, o resultado compensa todo o trabalho e dinheiro investido. Veja o passo a passo para implementá-la na sua empresa.

Repense seus processos

A primeira coisa que você deve fazer é repensar seus processos. Pode ser que as operações da sua empresa estejam um pouco defasadas, por isso, é preciso repensá-las em um cenário digital. 

Fazer uma análise de quais procedimentos podem ser automatizados, por exemplo, é um ótimo pontapé inicial. 

Não esqueça da infraestrutura

Uma coisa que precisa ser ressaltada é que a transformação digital exige infraestrutura para ser aplicada. É necessário investir em equipamentos tecnológicos, softwares e outros elementos para que seja possível iniciar a implementação. 

Capacite seus colaboradores

Implementar a transformação digital em uma empresa é uma grande mudança, portanto, é fundamental que seus colaboradores estejam preparados para ela.

Por isso, ofereça treinamentos para eles se adaptarem aos softwares e equipamentos tecnológicos. Isso evita futuras dificuldades técnicas que os impediriam de realizar suas tarefas. Além disso, ofereça cursos de capacitação que os ajudem a entender melhor o conceito e, assim, criar uma nova mentalidade acerca do assunto. 

Pratique o desapego

Para que a digitalização seja aplicada, é preciso descartar as tecnologias e métodos antigos. Só assim será possível notar a presença da inovação na empresa e aproveitá-la para colher ótimos resultados.

Agora que você já sabe o que é transformação digital, comece a implementá-la no seu negócio. Se feita de forma precisa, ela garantirá bons frutos e ajudará a alcançar seus objetivos com a empresa. 

Conte conosco para te ajudar nesse processo. Oferecemos um portfólio de soluções com produtos altamente eficazes e tecnológicos. Nossos certificados digitais possuem tecnologia criptográfica de ponta, que garantem a proteção dos seus dados e das suas transações eletrônicas. 

Entre em contato conosco para emitir o seu. Ou, se preferir, realize todo o processo pelo site. 

Oferecemos produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Produtos que são líderes no mercado mundial.

© 2021 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.