Como instalar o certificado digital A1
Os certificados digitais estão cada vez mais populares entre as empresas e pessoas físicas de todo o país. Muito desse crescimento no mercado de certificação digital é devido à quantidade de procedimentos e serviços que podem ser realizados com o documento eletrônico. Ele também proporciona mais agilidade e facilidade para resolução de questões burocráticas.
Por meio do certificado digital, é possível assegurar a confidencialidade e autenticidade em diversas transações realizadas no meio digital. Outro benefício é que ele oferece a possibilidade de assinar documentos e enviá-los de um lugar para o outro de forma simples, rápida e segura. Desta forma, a ferramenta é usada para desburocratizar os processos e dar mais praticidade às atividades realizadas diariamente em uma empresa.
O problema é que, como em tudo que é novo, é provável que surjam dificuldades durante o processo de adaptação à nova ferramenta. Nesse sentido, dúvidas sobre como instalar o certificado digital, por exemplo, são cada vez mais frequentes. Em parte, isso se explica pelas diferenças dos métodos de cada modelo de certificado.
No artigo de hoje, vamos mostrar o passo a passo para instalar o certificado A1 no computador, de forma objetiva e descomplicada. Você verá também as diferenças entre os modelos de certificados mais populares e como escolher o ideal para o seu negócio.
Passo a passo para instalar o certificado do tipo A1
Após a emissão do certificado digital A1, é preciso que o titular o instale no computador. Embora o processo seja simples, é normal surgirem algumas dúvidas durante a instalação. Mas, no geral, não tem muito mistério. Só é preciso se atentar a certos detalhes para que a instalação seja feita com sucesso e o certificado funcione normalmente. A seguir, confira um passo a passo de como instalá-lo no computador.
- Primeiramente, você deve acessar o site mencionado no Documento Reservado.
- Em seguida, faça o download do Assistente de Emissão de Certificados, clique em “executar” e espere o download ser concluído.
- Com o Assistente de Emissão aberto, copie e cole o nome do usuário e a senha que estão no Documento Reservado e clique em “emitir certificado”.
- Feito isso, crie uma pasta na área de trabalho com o nome “Certificado Digital” e salve o certificado dentro desta pasta.
- Neste momento, será solicitado que você crie uma senha para o seu certificado. Lembre-se de intercalar entre letras e números.
- Clique em OK e, pronto, seu certificado digital foi baixado.
- A próxima etapa é instalar o certificado. Para isso, vá até a pasta que você criou e dê dois cliques no arquivo com o seu nome completo, seguido do CPF ou CNPJ.
- Clique em “avançar” nas duas primeiras etapas. Em seguida, coloque a senha criada anteriormente e marque a chave como “exportável”. Clique em “avançar” novamente, até concluir.
- Após concluir, aparecerá a mensagem de que a “importação obteve êxito”. Isso significa que o seu certificado foi instalado com sucesso no computador.
- O último passo é verificar se seu certificado está funcionando efetivamente. Para isso, acesse o site do e-CAC, da Receita Federal e clique em “Certificado Digital”.
- Em seguida, selecione o nome do titular e clique em OK.
Pronto! Seu certificado digital está pronto para uso.
Certificados do tipo A
Existem diversos tipos de certificados digitais no mercado, eles são classificados de acordo com a aplicação ou níveis de criptografia. Porém, existe um modelo em específico que é mais usado por pessoas físicas e jurídicas: o do tipo A – Assinatura (A1 e A3). Conheça agora as diferenças entre cada um deles.
Certificado digital A1
O certificado digital A1 funciona como um software que pode ser instalado diretamente no seu desktop. O documento possui duas chaves de acesso, uma pública e uma privada, o que garante a segurança das informações contidas nele.
Além disso, esse modelo de certificado possui o prazo de validade de um ano a partir da data de emissão, deve ser renovado anualmente.
Certificado digital A3
Diferente do A1, o certificado A3 é emitido e armazenado em um dispositivo físico que carrega a assinatura, pode ser um token, um smartcard ou diretamente na nuvem. É considerado mais seguro que o modelo anterior, pois o processo de assinatura só pode ser realizado com o objeto físico.
O prazo de validade do certificado digital A3 varia entre 1 a 3 anos a partir da data de emissão.
Qual certificado devo escolher?
Essa é uma pergunta feita com muita frequência por empreendedores que desejam adquirir um certificado digital para o seu negócio. Mas a verdade é que não existe uma resposta certa para ela.
O ideal é que você escolha o certificado que melhor atenda às suas necessidades. Ambos oferecem segurança, praticidade, economia e dinamismo nas atividades burocráticas. Por isso, compare as características de cada tipo de certificado (A1 e A3). Se for preciso, faça uma lista destacando os pontos principais de cada modelo. Só lembre de verificar as aplicações nas quais você pretende usá-lo e de conversar com um profissional da área para esclarecer qual a documentação necessária para a emissão do certificado. Nossa equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Como obter um certificado digital
Assim como a instalação, o certificado digital também pode ser adquirido de forma simples e prática. O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Feito isso, você pode optar por emitir o certificado presencialmente em uma Autoridade de Registro (AR) mais próxima ou por meio de videoconferência, sem precisar sair de casa ou do escritório.
Ambos os procedimentos são feitos de forma totalmente segura e prática.
Se você deseja investir em um certificado digital, conte com o apoio de uma empresa comprometida com a qualidade da certificação ofertada. Entre em contato conosco, para que juntos possamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.