Data de validade do certificado digital: como identificar e o que fazer quando expirar

Data de validade do certificado digital: como identificar e o que fazer quando expirar

Você sabia que existe uma data de validade do certificado digital? Essa característica também é um recurso de segurança. 

Dessa forma, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), tem um prazo de validade, que varia de 12 a 60 meses. Por isso, é importante se atentar a como identificar se o certificado digital expirou e o que fazer para garantir sua renovação. 

É exatamente sobre isso que se trata este conteúdo. Continue acompanhando para saber como identificar a data de validade do seu certificado e o que fazer quando ele expirar.

Como verificar a data de validade do certificado digital?

Os documentos físicos como RG, CPF e CNPJ não possuem uma data de expiração, diferente do certificado digital. Essa data é necessária para estabelecer um prazo legal de funcionamento do certificado e, depois de expirado, é preciso renovar.

Outra razão da renovação do certificado é pelas prováveis alterações de tecnologia e nos dados ao longo do tempo, que podem estar desatualizadas.

Só é possível renovar ou verificar a data de validade de um certificado A1 pelo navegador. Isso porque ele é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12. Ele é instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação.

Te mostramos o caminho simples para verificar se seu certificado está prestes a expirar:

1 Abra o navegador Google Chrome ou Mozilla;
2 Clique nos três pontinhos ao lado direito da tela, e escolha a opção “Configurações”
3 Escolha a opção “Privacidade e segurança”
4 Clique em “Segurança”
5 Selecione o botão “Gerenciar certificados”.
6 Esta caixa de diálogo será aberta, exibindo os dados do seu certificado digital. Nome, CPF, Autoridade Certificadora, e, é claro, a validade do seu certificado.

Enquanto isso, em um certificado A3 o registro dos dados fica em um token-USB ou smartcard, ou seja, em um suporte físico móvel.

Para verificar a validade do certificado A3, siga esses passo a passo:

  1. Insira o token ou cartão/leitora na entrada USB do computador;
  2. Vá até o menu iniciar e digite “Opções da Internet”;
  3. Clique em “Conteúdo” >“Certificados”;
  4. Verifique a validade do certificado na coluna “Data de validade”.

Qual a validade máxima de um certificado digital?

O tempo de validade de um certificado digital muda conforme o tipo, e depende do nível de segurança que o certificado digital apresenta.

Assim, para um certificado A1 a validade é de 12 meses, enquanto o A3 vai até 36 meses.

Já o Bird-ID, certificado em nuvem, tem validade estendida por até 5 anos.

Por que o certificado digital tem validade?

O prazo de validade funciona como um elemento de segurança dos certificados digitais. Como o mundo digital está em constante evolução, é comum que os padrões e normas do certificado sejam atualizados. 

Nesse sentido, o próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está constantemente provendo essas atualizações.

Além disso, a necessidade de validação do certificado acontece pela mudança de dados da pessoa ou empresa contidos nele, fator que acaba alterando com o tempo. No caso de uma empresa, por exemplo, os nomes dos sócios podem mudar ou mesmo a duração do acordo entre as partes.

O que acontece se eu não renovar o certificado digital?

Quando isso acontece, os certificados são automaticamente cancelados e é preciso tirar um novo documento digital. 

Fazer a renovação do certificado digital é importante para que a empresa ou pessoa física continue a usufruir dos benefícios do documento. A renovação deve ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência do vencimento. 

Por isso, é preciso estar atento ao prazo de validade do seu certificado. Esse tempo é necessário para resolver qualquer pendência que surja com a documentação da renovação do certificado digital.

A chamada para atualização deve ser feita diretamente com uma certificadora credenciada e autorizada para emitir e renovar certificados digitais no Brasil.

Oferecemos produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais. Produtos que são líderes no mercado mundial.

© 2021 - Desenvolvido por Proex Desenvolvimentos.